O vizinho esporádico

Lá está ele outra vez. Mais uma temporada na calçada da quadra ao lado. Espectadora que sou; continuo observando os passos que consigo; no momento em que me é oportuno. Chegou bem vestido, é claro, dotado de uma liberdade que só aqueles que não têm o que perder podem demonstrar. Canta, dança, sapateia, esbraveja e se afoga em mais uma garrafa de cachaça.
Já pensei nele talvez como um anjo, ou um bêbado como o do Bêbado e a Equilibrista. Mas não é o caso. Ele demonstra uma intelectualidade incomum para um andarilho. (digo isso porque poucos andarilhos demonstram a sua). Ainda não sei seu nome; sei apenas das atitudes intrigantes que o compõem. Tanto é que ainda não cultivo sentimentos por ele, além da curiosidade.
Não posso sentir pena, pois não sei quais motivos o leva a passar semanas morando na calçada. Não posso sentir raiva só porque ele resolve destrinchar todo o seu repertório nas madrugadas. Ele canta inclusive em inglês. Também não sinto afeto pois jamais nos tratamos e ele pode ser muito rude ou não – quando isso acontecer.
Devo ter cuidado em minha primeira abordagem para que ele não pense que minha aproximação é de toda interesseira, o que de fato não é. São 4 anos acompanhando este vizinho esporádico, que chega muito bem vestido, diga-se de passagem; destrói-se aos olhos de todos e quando aparentemente não tem mais forças que o sustente, simplesmente vai embora, sem deixar dica de seu paradeiro.
É intrigante. Nessas ocasiões de bebedeiras sem fim, ele custeia seu vício; não pede nada a ninguém. As doações são voluntárias. Não possui uma índole violenta, apesar de assustar algumas senhoras que passam pela calçada. Estas, geralmente não têm o costume de passar por aqui, e depois que passam, preferem não voltar. O vizinho esporádico, por sua vez, já chegou aos limites de pedir em casamento a todas as mulheres que se atreveram passar ao seu lado. Mas tirando isso, não apresenta qualquer risco. Meu vizinho esporádico quase sempre vai embora em um camburão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s