Independência ou independência

Hoje é um excelente dia para o povo brasileiro refletir sobre sua condição. Referências a Dom Pedro à parte, a realidade social deste país poderia começar a viver uma nova fase.

Uma população que precisa de apoio financeiro, como o programa Bolsa Família, (não criticando aqui as ações sociais do governo Lula) não tem qualquer condição de desenvolver conceitos políticos para aplicá-los em nossa “democracia”.

É lógico que quem passa fome tem esta urgência, e é esta a necessidade que interessa sanar em um primeiro momento. É preciso primeiro acabar com a fome.

Mas será impossível desenvolver ações para educar politicamente a população enquanto se trata de questão emergencial? Será este o ponto? A fome do intelecto não é tão urgente quanto à do corpo? Ou até que se tenha consciência da primeira?

É este tipo de dependência que se torna um bom ponto de partida para uma reflexão neste 7 de setembro. A independência das classes menos favorecidas em relação ao Estado; a independência de um processo, que, se não for bem conduzido, pode levar a uma relação de dependência exagerada e sem retorno.

O Bolsa Família é um programa necessário e que não pode ser utilizado como bandeira eleitoral no próximo pleito, já que este critério provavelmente será o mais adotado entre os eleitores.

Está na hora de se criar e implantar um outro tipo de programa social, aquele que educa o eleitor, que capacita pessoas que vivem na linha da pobreza a desenvolver condições mínimas de vida digna, sem a necessidade de recursos sociais diretos.

Este seria um bom momento para começar este tipo de ação. Esta é a nova independência que o povo brasileiro precisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s