Video Games Live em Brasília – ATUALIZADO

Imagine uma orquestra sinfônica de altíssima qualidade, com osmelhores músicos de Brasília. Agora imagine todos os músicos vestidos com o rigor que exige a função em um palco cuidadosamente estruturado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

As luzes se apagam lentamente e de uma hora pra outra começa uma série de assobios, gritos enlouquecidos de uma platéia empolgantemente jovem. Eles vão assistir a mais de três horas de execução orquestrada de músicas dos mais famosos games da história.

Pois é, este é o Vídeo Games Live (VGL), um show inovador, que depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro chegou a Brasília ontem.

Os idealizadores – o maestro Jack Wall, que regeu a orquestra Sinphonia Villa-Lobos, deBrasília, e o compositor e praticamente show man Tommy Tallarico – foram excepcionais em suas performances. Esbanjaram simpatia e mostraram para que vieram.

No palco, o telão que vai exibindo as imagens dos jogos. A sincronia do vídeo com a execução da orquestra é perfeita. A cada música apresentada a garotada interagia de uma forma como nunca vi qualquer público interagir com uma orquestra. Temas de games como Sonic, Mario, Metal Gear Solid, Civilization, Tron, Final Fantasy, Zelda, Warcraft, Myst, Mario, StarCraft e Halo entre outros embalaram a noite.
Além da orquestra, a noite contou com a apresentação de artistas locais. A banda de rock 8Bit, apresentou os temas dos games Metroid e Street Fighter. O paulista Lucas Vandanezitocou no violão o tema de Mario. A platéia acompanhou.

Entre brincadeiras com o público e distribuição de prêmios, houve momento também para reflexão. Uma seqüência de imagens reais da Segunda Guerra Mundial que inspiraram o game criado por Steven Spielberg, Medal of Honor; foram exibidas durante a apresentação. O coral de 16 vozes esteve presente em quase toda a peça. A emoção tomou conta do lugar.

Outro momento de cair o queixo foi a apresentação do pianista Martin Leung. O vídeo do artista no You Tube teve mais de 40 milhões de visitas. Ele consegue reproduzir com todos os detalhes temas de games como Final Fantasy, Super Mario Bros e Zelda entre outros.

Em determinado momento, Tommy coloca uma venda em Leung e acreditem: ele realmente toca sem enxergar (muitos pensavam que ele só tocava assim nos vídeos…). Em determinado momento ele executou até um trecho de Garota de Ipanema e o Hino Nacional. Obviamente ele foi aplaudido por muito tempo e de pé.

Os apresentadores prometeram voltar no ano que vem.

Poema
Antes de começar o show a organização recitou um poema no telão que vale a pena ser reproduzido aqui. Era assim:

“Roses are #FF0000
Violets are #0000FF
All your base are belong to us”
A !idéia revista registrou o show. acompanhe a performance de Medal of Honor:

 

Anúncios

2 Respostas para “Video Games Live em Brasília – ATUALIZADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s