Nova empresa de Internet tenta resgatar a reportagem internacional

Knight Center for Journalism in the Americas

O serviço de notícias GlobalPost se propõe a resgatar a reportagem internacional para os americanos no momento em que os jornais, afetados pela crise, cortaram drasticamente sua cobertura internacional, informam a Reuters e a AFP .

A empresa, cujo Web site entrou no ar esta semana, anuncia que formou uma equipe de 65 correspondentes em 45 países, além de 15 funcionários na sua sede em Boston. Uma grante parte do material publicado é gratuito, mas, a partir de fevereiro, os leitores terão que pagar pelo acesso ao “conteúdo premium”, segundo o Boston Globe. O Global Post espera gerar lucro graças à venda de publicidade, assinaturas e de syndication (a venda de conteúdo para outras empresas de mídia), acrescenta o Globe.

Charles Sennott, ex-correspondente do Boston Globe e um dos fundadores da nova empresa, diz que o público-alvo são os americanos interessados em notícias internacionais. O presidente da empresa, Philip Balboni, um executivo de mídia que conseguiu levantar 8,2 milhões de dólares para a iniciativa, disse que GlobalPost venderá suas reportagens a jornais como um complemento do material que eles recebem das agênciais de notícias, informam o Globe e a Reuters. No entanto, alguns observadores questionam se os jornais, que têm cortado seu próprio pessoal para sobreviver, poderão pagar por esse novo serviço.

O editor regional do GlobalPost para a América Latina é John Dinges, um ex-correspondente estrangeiro que já escreveu três livros sobre temas latino-americanos. Repórteres estarão baseados também na Bolívia, no Brasil, no Chile, na Costa Rica, no Mexico, e na Venezuela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s