América Latina lidera o crescimento no acesso à web até 2012

Gazeta Mercantil

O fato de a América Latina figurar como a região que possui a maior taxa de crescimento potencial de tráfego de internet até 2012, com aumento projetado de 61% em cinco anos, segundo um estudo da Cisco, certamente pesou na escolha de São Paulo para sediar, pela segunda vez, a Campus Party, maior encontro de comunidades de internet do mundo. Atrás da América Latina, em termos de crescimento, aparece a Europa Oriental e a Ásia-Pacífico.
Na América Latina, segundo projeções do estudo, o tráfego sobre internet no segmento de consumidores finais deve ultrapassar os 32 exabytes mensais até 2012.

Embora o consumo atual seja preferencialmente em dados, a televisão sobre internet e o vídeo sob demanda deverão aumentar progressivamente sua participação e a taxa de crescimento será superior a 68%.

Também o tráfego de dados por estrutura móvel tende a se multiplicar, segundo a Cisco. “Será duplicado a cada ano”, diz a pesquisa com relação ao período que começou no ano passado e se estende a 2012.

No Brasil, cujas proporções são continentais e a penetração da banda larga baixa, o uso da infraestrutura celular tem grandes perspectivas de expansão. No primeiro semestre do ano passado, por exemplo, uma pesquisa entre conexões de banda larga 3G vendidas a PCs e não telefones 3G, mostrou crescimento de 464% na comparação com o ano anterior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s